Parcelar IPVA 2020: Parcelamento IPVA, Cálculo

Boa parte dos brasileiros não têm conhecimento que há possibilidade de parcelar IPVA 2020. Um imposto que incide sobre veículos em todo o país, sendo cobrado anualmente. Cada estado estipula como o contribuinte pode parcelar IPVA 2020, isto é, em quantas cotas. Entenda sobre o funcionamento.

Parcelar IPVA 2020

Parcelar IPVA 2020

Sobre o IPVA 2020

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi criado a partir de um decreto federal.

O tributo é anual e obrigatório, isto significa que todos os contribuintes devem realizar o pagamento para que não haja juros e multa sobre o valor original.

Todos aqueles que possuírem em seu nome qualquer tipo de veículo, tornam-se contribuintes do imposto. Desde proprietários de carros e motos, até caminhões e tratores.

A legislação do IPVA de cada estado, como regras e ordem de pagamento, é instituída pela Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ). O órgão pode atualizar valores conforme a inflação anual.

✓ Confira também os valores do imposto nos estados:

Diferente do que imaginam, o valor recolhido com o IPVA 2020 não é destinado apenas a melhorias da mobilidade urbana. Mas também aos outros setores que atendem ao público.


Valor do IPVA 2020

Antes de saber como funciona para parcelar IPVA 2020, é preciso entender a maneira como é calculado o valor do IPVA 2020. Já que a base de cálculo é a mesma em todo o país.

Para determinar o valor a expressão numérica é:

  • Valor venal do veículo x alíquota = IPVA.

O valor venal é estipulado pela tabela FIPE, atualizada anualmente com o valor dos veículos conforme a fabricante, ano de origem e especificações.

O preço pode ser consultado via internet, no site da instituição responsável.

Parcelar IPVA 2020

Quanto a alíquota, esta é de responsabilidade da SEFAZ de cada estado. Que determina o peso dependendo do tipo do veículo.

Veja o valor da alíquota nos principais estados, para os carros de passeio o veículo mais comum, .

  • São Paulo e Rio de Janeiro: 4% sobre o valor venal;
  • Santa Catarina: 2% sobre o valor venal;
  • Pernambuco: 3% ou 4% sobre o valor venal, dependendo da potência do veículo;
  • Bahia: 2% sobre o valor venal;
  • Goiás: 2,5% a 3,75% dependendo da potência do veículo.

Parcelar IPVA 2020

Para saber como parcelar IPVA 2020, o indicado é consultar o site da SEFAZ do seu Estado. No portal, a instituição deixa disponível informações como: número de cotas, tabela de vencimentos e emissão da guia.

O parcelamento acontece de forma voluntária, o contribuinte vai até o banco e no local escolhe a forma de pagamento desejada. O número de parcelamento disponível nos principais estados normalmente é de até 3 parcelas.

✓ Veja como realizar o pagamento pelo Bradesco IPVA 2020

Há casos em que a SEFAZ possibilita um maior número de cotas, mas nem sempre isso acontece.

Caso o contribuinte não pague o imposto em dia, tem até a data do licenciamento para circular legalmente. Enquanto isso, recorre juros e multas sobre o valor original.

Parcelar IPVA 2020


Pagamento IPVA 2020

O pagamento IPVA 2020 deve ser realizado dentro do período estipulado pela tabela de vencimento.

✓ Veja ainda como pagar o IPVA atrasado 2020

Em um banco credenciado, apresentando o número de RENAVAM do veículo, ou o código de barras enviado via Correios para o endereço do contribuinte.

Todos estas informações devem ser esclarecidas no site da SEFAZ, ou no site do DETRAN de cada estado. Inclusive, a emissão da guia para pagamento da parcela.

  • O site do DETRAN tem o mesmo modelo de endereço para todo país. Dessa forma: www.detran.sigladoestado.gov.br.
Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Parcelar IPVA 2020: Parcelamento IPVA, Cálculo

Adicionar Comentário