IPVA PE 2020: Consulta, Tabela, Valor, Como pagar? DETRAN

Em 1° de janeiro o IPVA PE 2020 começa a ser válido no estado. Os veículos que já contribuem com o imposto devem manter a forma de pagamento. Para os novos veículos, o IPVA PE 2020 será emitido em código de barras. Entenda melhor sobre esse funcionamento no artigo a seguir.

IPVA-PE-2020

IPVA PE 2020

Entenda o IPVA PE 2020

Aplicado anualmente, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi criado a partir de um decreto federal. Com isso, todos os estados do Brasil precisam contribuir com o tributo.

A finalidade é recolher fundos para o investimento no estado e cidade em que o veículo foi emplacado. Além do setor de mobilidade urbana e trânsito, outros segmentos de atendimento ao público também recebem melhorias a partir desse imposto.

Fica sendo responsabilidade da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) gerenciar e organizar o IPVA PE 2020. O Detran do estado cuida das demais taxas que compõem o Licenciamento anual.

Vale lembrar que este é um imposto obrigatório, e que o seu não pagamento implica em multa e juros sobre o valor original. Tornando o veículo ilegal para circulação no país.

Valor IPVA PE 2020

A base de cálculo do imposto é a mesma em todo o Brasil. Os contribuintes pagarão o valor IPVA PE 2020 com base na expressão numérica:

  • Valor venal do veículo x alíquota = IPVA.

Segundo a tabela FIPE, atualizada anualmente com o valor de cada automóvel de acordo com o seu ano de fabricação, modelo, fabricante e demais características. Fica definido o valor venal do veículo.

A alíquota é estipulada pela SEFAZ-PE e tem peso diferente de acordo com o tipo do automóvel. Veja:

  • Ônibus e caminhões: 1%;
  • Motocicleta, ciclomotor e similares: 2%;
  • Automóveis, caminhonetes, micro ônibus e embarcações recreativas: 2,5%;
  • Para veículos destinados a locação, com frota superior a 30 unidades: 1%.

Pagamento IPVA PE 2020

A SEFAZ e o Detran enviam no início do ano o carnê para pagamento IPVA PE 2020. Caso não o receba, o contribuinte deve emitir via internet.

Para contribuição, o proprietário tem duas opções:

  • Pagamento à vista: desconto de até 7%;
  • Parcelamento: em 3 cotas consecutivas e sem desconto.

É possível realizar o pagamento apenas indicando o número do RENAVAM do veículo nos canais de atendimento do banco. Os prazos variam conforme o último número da placa do veículo. Veja a tabela IPVA PE 2020:

  • Placa com final 1 e 2: 08/02 – 08/03 – 08/04;
  • Placa com final 3 e 4: 16/02 – 15/03 – 13/04;
  • Placa com final 5 e 6: 20/02 – 20/03 – 19/04;
  • Placa com final 7 e 8: 23/02 – 23/03 – 29/04;
  • Placa com final 9 e 0: 28/02 – 28/03 – 30/04.

Consulta e 2° via IPVA PE 2020

Afim de verificar o valor do imposto ou emitir uma nova guia para pagamento, a SEFAZ indica que os contribuintes acessem o site do DETRAN em que é disponibilizada a consulta e 2° via IPVA PE 2020.

Vale lembrar que caso o prazo tenha sido ultrapassado, serão cobrados juros e multa sobre o valor original. A dívida pode ser parcelada em três vezes.

Veja como fazer a emissão da guia e consulta do imposto:

  • Na primeira página insira o número da placa do veículo;

  • O portal indica a funcionalidade de cada opção disponível. E informa quais taxas e impostos estão inclusos no licenciamento anual. Clique sobre a opção que deseja.

O site pede confirmação de dados do proprietário. É importante inseri-las para emitir a guia ou verificar o valor do saldo devedor.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

IPVA PE 2020: Consulta, Tabela, Valor, Como pagar? DETRAN

Adicionar Comentário